Valora Avaliações
Entre em Contato
Mensagem enviada com sucesso!

Conheça mais sobre

Conheça mais sobre
Conheça mais sobre

Adequação IFRS (CPC)

APLICÁVEL AS EMPRESAS DE PEQUENO, MÉDIO E GRANDE PORTES

 

As Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) e os Pronunciamentos emitidos pelo CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) passaram pelo que chamamos de convergência as normas internacionais de contabilidade IFRS (International Financial Reporting Standards) emitidas pelo IASB (International Accounting Standards Board) desde 2007.

 

Hoje todas as empresas de pequeno, médio e grande porte, devem se adequar a estas novas normas, promovendo a adoção no seu conjunto.

 

Com relação ao Imobilizado destacamos o conjunto de procedimentos conforme segue:

a)      Avaliação do imobilizado a valor justo (na adoção da norma CPC 27);

b)      Teste de recuperabilidade do valor do imobilizado (CPC 01);

c)       Cálculo da Vida útil estimada dos bens (traz nova metodologia para fixação das taxas de depreciação - CPC 27);

d)      Avaliação de imobilizados intangíveis a valor justo (de forma separada ou por ocasião de combinação de negócios, com destaque dos ativos intangíveis, inclusive o goodwill, quando necessário - CPC 15 e CPC 04).

 

Somos especializados nesta adequação e estamos prontos a assessorar sua empresa.

 

Abaixo segue um detalhamento maior dos procedimentos:

a)      Avaliação do Imobilizado - avaliamos todos os bens tangíveis da empresa, tais como Máquinas, Moldes e Matrizes, Instalações e Benfeitorias, Móveis e Informática, Veículos, Prédios e Terrenos, Imóveis Rurais e culturas. Em acordo com CPC 27.

b)      Teste de recuperabilidade de ativos (Impairment Test) - apura se o valor contábil do ativo excede o valor montante a ser recuperado pelo uso ou pela venda. Conforme CPC 01.

c)       Avaliação da Vida Útil dos bens - cálculo das vidas úteis dos bens, adequando as depreciações conforme a vida remanescente dos bens. De acordo com CPC 27.

d)      Avaliações Econômicas - de Marcas, Empresas e Goodwill - utilizamos métodos consagrados de avaliação econômica a fim de obter os valores justos dos bens intangíveis. Em acordo com o CPC 04.

 

Observação: As pequenas e médias empresas têm estes assuntos constantes do CPC PME e da NBC TG 1000.